escute ao vivo todos os dias!

Acompanhe as datas e locais para vacinar seu Pet contra raiva

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A campanha anual de vacinação antirrábica começou no Distrito Federal. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis acima de 3 meses de idade. A partir desta quinta-feira (19), até o dia 21 de agosto, diversos pontos funcionarão das 9h às 16h nas regiões de Arniqueira, Vicente Pires e Águas Claras. 

A vacinação também ocorre nos núcleos de Vigilância Ambiental, durante todo o ano. A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) alerta ser importante o proprietário do animal guardar e levar a caderneta de vacinação para melhor controle da situação vacinal do pet, que deve ocorrer anualmente. A campanha de vacinação antirrábica, ocorrerá até o final do mês de novembro em todas as regiões do DF.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose – doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

O animal contaminado mostra reações da doença entre 10 e 60 dias. Os sintomas da raiva no animal são:

– Excitação;
– Agressividade;
– Medo;
– Depressão;
– Ansiedade e demência.

A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Cabe informar que não são apenas cães e gatos que podem transmitir a doença. Bois, vacas, coelhos e morcegos também são transmitem da raiva.