No ar 24 horas por dia

Brasília vai receber oito jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Arena BRB Mané Garrincha foi listado como um dos estádios que podem ser palco da competição de futebol. Anúncio foi feito na madrugada desta sexta-feira (17)

Brasília e outras nove cidades brasileiras serão palco da Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil foi anunciado como sede do torneio nesta sexta-feira (17), no Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), na Tailândia. A Arena BRB Mané Garrincha foi uma das mais bem avaliadas durante a votação e deve receber oito partidas: cinco jogos da fase de grupos, um de oitavas, um de quartas e uma semifinal.

Localizado a menos de um quilômetro dos setores hoteleiros da cidade, próximo do metrô e da rodoviária, o estádio foi reconstruído e inaugurado para receber a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014). No torneio mundial masculino, sete partidas ocorreram em solo brasiliense.

O espaço também já recebeu diversos eventos esportivos, como o torneio internacional de Beach Tennis, a Copa do Brasil e os jogos de futebol dos Jogos da Olimpíada – Rio 2016, além de apresentações culturais, incluindo shows do Paul McCartney, Maroon 5, Beyoncé, Black Eyed Peas e Shakira.

Considerado histórico e icônico, o estádio foi um dos mais bem avaliados pela Fifa, recebendo nota 3,9 em relação à infraestrutura, junto à Arena de Pernambuco, Arena Fonte Nova e Estádio Beira-Rio. A Arena BRB Mané Garrincha foi entregue para a iniciativa privada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 2020. Desde então, a gestão completa é de responsabilidade da empresa do consórcio Arena BSB.

“Esse evento não apenas fortalece o esporte feminino, mas também gera empregos, renda e impulsiona o turismo em nossa cidade”

Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer

Para o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, a confirmação de que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será no Brasil é uma boa notícia para nosso país. “Esse evento não apenas fortalece o esporte feminino, mas também gera empregos, renda e impulsiona o turismo em nossa cidade. Além disso, é mais uma prova que Brasília está pronta para receber grandes eventos. Será uma oportunidade para mostrarmos nossa capacidade e hospitalidade”, ressalta.

O DF é considerado um polo gastronômico do país, situando-se entre as cinco cidades brasileiras com maior visitação náutica e dispondo de um grande parque hoteleiro com mais de 400 hotéis, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). Além disso, dispõe da coleção Rotas Brasília, um conjunto de roteiros prontos com opções gratuitas de lazer e cultura organizados por segmentos, como a Rota do Café e do Rock.

“Brasília está preparada para receber mais este grandioso e importante evento esportivo. A Copa do Mundo de Futebol Feminino irá trazer uma movimentação intensa para todo o setor de turismo, aquecendo a economia e gerando emprego e renda”, enfatiza o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “O nosso estádio é um dos maiores e mais bonitos do país e temos a estrutura completa para o visitante, desde o aeroporto até a rede hoteleira”.

Inédito

“A Copa do Mundo de Futebol Feminino irá trazer uma movimentação intensa para todo o setor de turismo, aquecendo a economia e gerando emprego e renda”

Cristiano Araújo, secretário de Turismo

O Brasil foi escolhido como sede da copa feminina após votação, vencendo por um placar de 119 votos a 78 a Bélgica, a Alemanha e a Holanda. Esta será a primeira vez que a América do Sul receberá o torneio. Antes, o país organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014.

Durante a votação, o Brasil apresentou o slogan “Uma Escolha Natural”, em defesa a pilares como direito das mulheres, sustentabilidade econômica, social e ambiental, e em referência aos povos originários e às riquezas naturais.

O projeto brasileiro estipula que a copa ocorra entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. Ao todo, 32 países disputarão a taça, sendo que, por ser a anfitriã, a seleção brasileira já está classificada. Além de Brasília, os jogos vão ser celebrados em Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador, Bahia, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Agencia Brasilia*