No ar 24 horas por dia

Brasileiro que correu 366 maratonas em um ano entra para o Guiness Book: ‘feliz com o reconhecimento’

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O recorde de Hugo Farias, de 44 anos, foi batido no dia 28 de agosto de 2023 e entrou para o livro de melhores performances nesta terça-feira (4)

O Guiness World Records publicou que o brasileiro Hugo Farias, de 44 anos, se tornou recordista mundial por correr 366 maratonas em um ano e um dia. O recorde do paulista foi batido no dia 28 de agosto de 2023 e entrou para o livro de melhores performances nesta terça-feira (4), após oito meses de análise. 

O reconhecimento é resultado do Projeto Propósito, que previa o percurso de 42 quilômetros e 195 metros todos os dias durante um ano. A meta de Hugo era mostrar que “as pessoas são capazes de fazer grandes coisas”. Antes de entrar para o Guiness Book, o maratonista já havia recebido o título de primeiro homem nas Américas a cumprir o feito. Ao longo da jornada, ele correu 15.401.175 metros.

— Eu fico feliz com o reconhecimento do Guinness sobre o projeto, apesar de não ser o objetivo principal. O projeto era sobre inspirar pessoas, mostrar que pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis. Agora, o sentimento é de felicidade. Feliz com o reconhecimento e que possa inspirar outras pessoas a buscarem seus recordes — comemorou o atleta.

Em entrevista ao GLOBO, o maratonista detalhou sua rotina de treinos. Ele acordava às 4h30, tomava seu pré-treino e saía para correr 42 quilômetros pela cidade de Americana, no interior de São Paulo. No inverno, Hugo se permitia dormir uma hora a mais para que o seu corpo se recuperasse do esforço das maratonas diárias. O trajeto completo levava cerca de quatro horas para ser cumprido. 

Depois de 22 anos como executivo de serviços de tecnologia, conta, passou a refletir sobre o futuro, se continuaria na carreira ou tentaria algo diferente, de impacto, que pudesse inspirar outras pessoas. Foi, então, que surgiu a ideia das maratonas.

Com uma quantidade de treino razoável ao longo da vida, apareceu a ideia maluca de fazer uma maratona por dia. Mas, antes, comecei a pesquisar para saber se alguém já tinha feito isso antes. Descobri que um belga (Stefaan Engels) enfrentou esse mesmo desafio, em 2010. Pensei comigo: ‘se esse cara fez, então é possível’ — contou. 

Antes de Hugo apenas outros dois atletas haviam conseguido alcançar a marca de 365 maratonas: o belga Stefaan Engels e ao inglês Gary Mckee. Eles completaram o feito em 2011 e 2022, respectivamente, e motivaram o brasileiro a correr 366 maratonas em um ano e um dia.

fonte:Por Pâmela Dias— Rio de Janeiro – O Globo