escute ao vivo todos os dias!

Alunos aprendem sobre preservação ambiental no início da Semana do Cerrado

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Cerca de 80 estudantes da EC de Arniqueira e do Centro de Ensino Athos Bulcão, do Cruzeiro, que participam do projeto Parque Educador, foram orientados, de forma lúdica, sobre a importância do segundo maior bioma do país

Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta segunda-feira (11), o Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema), Secretaria de Educação (SEEDF) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), promoveu a abertura da Semana do Cerrado e o lançamento da 12ª Mostra do Circuito Tela Verde. O evento foi realizado no auditório do MMA e contou com as presenças do presidente do instituto, Rôney Nemer, da secretária-executiva da Sema, Eleutéria Mendes, da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino.

Na ocasião, cerca de 80 alunos da Escola Classe de Arniqueira e do Centro de Ensino Athos Bulcão, do Cruzeiro, que participam do projeto Parque Educador, puderam conhecer, de forma lúdica, mais sobre o meio ambiente, em especial o bioma Cerrado. Para isso, foram apresentados vídeos relacionados à temática e contação de histórias com a educadora do Brasília Ambiental, Aline Barreto. “Através da criançada que chamamos a atenção dos adultos, por isso vocês são muito importantes na conscientização e preservação do nosso Cerrado”, ressaltou Rôney Nemer.

A secretária-executiva da Sema enfatizou a importância do Cerrado para as crianças. “O dia de hoje é muito importante para o mundo. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, com a maior biodiversidade do mundo. Por isso, precisamos cuidar, conservar, para que as próximas gerações também possam usufruir”, alertou Eleutéria Mendes. A comemoração ao Dia Nacional do Cerrado continua ao longo do mês, com diversas atividades.

O Circuito Tela Verde promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, reunindo vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país

Parque Educador 

Desenvolvido pelo Brasília Ambiental, em parceria com a SEEDF e a Sema, o Parque Educador tem como objetivo fortalecer a educação ambiental no DF, ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas de ensino integral, além de aumentar a integração dos parques com a comunidade, sensibilizando-a quanto à sua importância e fortalecendo o sentimento de pertencimento. “É educando e trabalhando nas escolas que vamos obter uma resposta melhor na preservação do ecossistema”, afirmou a secretária Hélvia Paranaguá.

Assim, para alcançar esses objetivos, os parques foram transformados em espaços educativos com a ajuda de professores da rede pública de ensino, que realizam verdadeiras aulas ao ar livre. Para isso, são utilizadas diferentes metodologias tais como trilhas, oficinas, vivências, dinâmicas, aproveitando ao máximo o que os parques possam oferecer.

Atualmente, o projeto está presente nos seguintes locais: Parque Ecológico de Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Parque Ecológico Dom Bosco, Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo e Estação Ecológica Águas Emendadas.

Dia Nacional do Cerrado 

Em 2023, completa-se 20 anos em que a data foi instituída, por meio do Decreto s/n, de 20 de agosto de 2003, com o objetivo de conscientizar sobre a conservação e a preservação do segundo maior bioma brasileiro, que fica atrás apenas da Amazônia. O Cerrado abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de seis mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, sendo a maior parte da sua cobertura localizada no Planalto Central.

Programação

⇒ Dia 12
Dia Ambiental do Cerrado – Contação de histórias e oficina de observação de aves, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Carlos Motta (Lago Oeste), das 9h às 11h e das 14h às 16h. Exposição do PrevFogo e CBMDF
⇒ Dias 12 e 13
Encontro de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9h às 11h e das 14h às 16h
⇒ Dia 13
Dia Ambiental de Prevenção a Incêndios no Cerrado – PPCIF no Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), das 9h às 11h30
⇒ Dia 14
Fórum de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9h às 11h e das 14h às 16h
⇒ Dia 15
Cerimônia de Moção de Louvor ao Parque Educador e Escola da Natureza, na CLDF, das 15h às 18h
⇒ Dia 17
Cuidando do Cerrado no Parque Ecológico Ezechias Heringer, das 9h às 12h
⇒ Dia 27
5 anos do Parque Educador, no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), das 9h às 11h e das 13h30 às 16h
⇒ Dias 29 e 30
Feira Ambiental e Exposição Natureza é…, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado nos Jardins Mangueiral.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo