No ar 24 horas por dia

Atleta de Aguas claras se consagra campeão brasileiro de escalada guiada em São Paulo SP.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Durante os dias 02 e 03 de novembro, aconteceu em São Paulo o primeiro evento do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2023. Realizado na modalidade Guiada, a competição contou com mais de 100 atletas, distribuídos nas categorias Principal, Sub-20 e Paraescalada.  O evento é o único da modalidade Guiada válido pelo Ranking Brasileiro de Escalada, que irá definir os atletas da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva em 2024. Tanto o evento quanto a Seleção Brasileira têm patrocínio da Prudential do Brasil.

Nova geração vem forte

No evento aconteceram as disputas da categoria Sub-14, para atletas com 12 e 13 anos de idade. Foram 22 competidores, divididos igualmente entre meninos e meninas, todos jovens atletas do projeto de Técnicos de Base ABEE, lançado em 2021. Foi a primeira vez que a categoria teve este número de atletas inscritos, o que garantiu finais emocionantes. Disputadas na noite de quinta (02/11) as finais do Sub-14 foram simultâneas, com 6 atletas no masculino e 8 no feminino. 

Entre os meninos, o grande campeão foi o atleta de Brasília, Kalleo Souza Rasera, 13 anos, disputando seu primeiro campeonato nacional de escalada. Ele alcançou a agarra 22 da via final, superando o paulista Pedro Demarchi Damasceno,  12 anos, e o também paulista Lucas Wolff,  13 anos. 

No feminino o título ficou com a carioca Julia Uezu, de 12 anos, que foi a única atleta a fazer Top na via final, fazendo com que os presentes no ginásio Casa de Pedra Perdizes explodissem em palmas. Em segundo lugar, ficou a paulista Julia Izzo, 12 anos, e em terceiro a atleta de Goiás Luiza Nunes Fagionato, com também 12 anos.

Paraescalada representada

Mantendo o incentivo e o fomento da Paraescalada, que vive a expectativa de ser incluída nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2023, a ABEE realizou também o campeonato brasileiro da modalidade, que contou com 7 atletas, divididos em 4 categorias/classes funcionais. 

Na categoria AL2 masculino, para atletas com amputação de perna, Luciano Frazão (DF) ficou com a vitória, com Carlos Eduardo de Mello (MG) em segundo. Na categoria AU3 masculino, para atletas com uma mão ausente, vários dedos ausentes em ambas as mãos ou com função reduzida, os atletas Wallace Bescrovaine e Leonardo Vilha, ambos do Paraná, ficaram empatados em primeiro lugar.  Na categoria RP3 masculino, para atletas com limitação de alcance e força, Igor Jean da Silva (RJ) ficou com a vitória, com Luiz Claudio Flamínio (SP) em segundo.

Ainda como a única atleta da categoria RP3 feminino, a paulista Marina Dias, campeã mundial da modalidade, também esteve presente, garantindo mais uma vez o título de campeã brasileira na categoria. 

“Esse foi meu quarto ano de participação nos campeonatos brasileiros e, apesar de ter ficado chateada de ter sido a única atleta no feminino, foi muito bom rever e conhecer novos paraescaladores brasileiros e participar de mais uma competição. Me diverti muito e torci muito!” comentou Marina em sua conta no Instagram.

As disputas da Paraescalada também contaram com a presença ilustre da Diretora de Projetos Paradesportivos de Educação, Lazer e Inclusão Social, Nayara Falcão, da Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte. 

Próximos eventos

O Campeonato Brasileiro de Escalada continua em novembro e dezembro, com os eventos das modalidades Boulder e Velocidade. Nos dias 17 a 19 de novembro, acontecerão  em Curitiba as disputas do Boulder Principal e Velocidade. Em dezembro, nos dias 9 e 10, acontecerá o Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil na modalidade Boulder, também em Curitiba.

Resultados

Principal Masculino
1. Rodrigo Hanada (SP)
2. Samuel Silva (SP)
3. Alex Mendes (MG)

Principal Feminino
1. Bianca Castro (RJ)
2. Anja Köhler (SC)
3. Mariana Hanggi (PR)

Sub-20 Geral Masculino
1. João Felipe Barbosa (RJ)
2. Luca Herrera Valentim (SP)
3. André Luiz Cequinel Kuiyoshi (PR)

Sub-20 Geral Feminino
1. Anja Köhler (SC)
2. Mariana Hanggi (PR)
3. Laura Timo (MG)

Sub-20 Masculino
1. João Felipe Barbosa (RJ)
2. Luca Herrera Valentim (SP)
3. André Luiz Cequinel Kuiyoshi (PR)

Sub-20 Feminino
1. Anja Köhler (SC)
2. Ana Luiza Brinco (SP)
3. Maria Eduarda de Mello Santos (PR)

Sub-18 Masculino
1. Eduardo Calixto (SP)
2. Vinicius Murate (SP)
3. Gabriel Papp (SP)

Sub-18 Feminino
1. Mariana Hanggi (PR)
2. Laura Timo (MG)
3. Amanda Criscuoli (RS)

Sub-16 Masculino
1. Emmanuel Feitosa Galina (DF)
2. Luis Guilherme Ziolkowski (PR)
3. Pietro Luigi Zatta (PR)

Sub-16 Feminino
1. Giulia Solera Quigley (EXT)
2. Rachel Uezu (RJ)
3. Mel Brizante Goulart (MG)

Sub-14 Masculino
1. Kalleo Souza Rasera (DF)
2. Pedro Demarchi Damasceno (SP)
3. Lucas Wollf Sérgio (SP

Sub-14 Feminino
1. Julia Uezu (RJ)
2. Julia Izzo de Morais (SP)
3. Luiza Nunes Fagionato (GO)

fonte; ABEE