Previsão é que precipitação ocorra a partir de sexta-feira (24). Neste domingo (19), índice pode cair para 8%; temperatura chega a 32,6º C, em Planaltina.
Mesmo com os recordes recentes de baixa umidade no Distrito Federal, com índice de 10% neste domingo (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva ainda para esta semana. A precipitação, segundo os meteorologistas, deve ocorrer a partir de sexta-feira (24).
Segundo Andrea Ramos, especialista do Inmet, “áreas de instabilidade vão atuar sobre o DF, devido à virada [das estações] do inverno para primavera, com possibilidade de chuva para sexta-feira e sábado”, explica. A nova estação inicia às 16h21 de 22 de setembro.
“Durante o inverno tem atuação desse bloqueio de umidade, uma massa de ar quente e seco. Na primavera, ocorre a convergência de umidade, que promove as chuvas.”
Enquanto o refresco não vem, os moradores do Distrito Federal enfrentam a amplitude térmica – variação da temperatura – e lidam com a estiagem e previsão de queda no índice de umidade para até 8%.
“Há uma situação bem crítica no DF, com baixa umidade e previsão de, hoje [19], ser um dos dias mais secos do ano”, afirma Andrea.
Alerta vermelho
Aliados às altas temperaturas, os baixos índices de umidade contribuem para a sensação de calor. A previsão é que os valores caiam a 8%. Por causa do risco de incêndio e à saúde, o instituto de meteorologia emitiu “alerta vermelho“, o mais alto grau de severidade.
“Normalmente os mais baixos índices de umidade acontecem à tarde. Hoje, às 9h, já chegou a 10%. A tendência é que seja um dos dias mais secos do ano no DF”, afirma Andrea.
Ao longo do dia, a previsão é que o tempo permaneça claro, com névoa seca – poluentes em suspensão – e com baixa visibilidade.
Neste domingo (19), Planaltina concentra as temperaturas máxima e mínima registradas na capital. Pela manhã, os termômetros marcaram 10,4ºC na região. Nas horas mais quentes do dia, o registro deve chegar a 32,6ºC, segundo o Inmet.
Segundo Andrea Ramos, a amplitude ocorre devido à “perda radiativa”. Ela explica que, “com o céu muito claro, sem nuvens, o solo aquece mais rápido e também perde calor rapidamente”.
‘Grande perigo’
O alerta vermelho, de “grande perigo”, é emitido quando o índice de umidade pode ficar abaixo dos 12%. A organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, para uma boa qualidade do ar, essa taxa deve estar em torno de 60%.
O comunicado vale das 13h às 18h deste domingo (19), para o DF, Goiás, o oeste da Bahia, sul de Tocantins, extremo oeste de Minas Gerais e partes leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Fonte: G1 DF